top of page

Manutenção

Cuide do seu patrimônio , mantenha as revisões preventivas em dia

Manutenção

 

Manutenção é toda ação de controle e monitoramento do equipamento. Manutenção é operar sempre próximo as condições em que saiu de fábrica.
Existem basicamente três tipos de manutenção: manutenção princípio e definação O conceito de manutenção tem origem militar, visando a necessidade de manter o defeito humano e de equipamento nas frente de batalhas. Na indústria os primeiros relatos surgiam na decada 50 nos EUA. a manutenção é uma função empresarial da qual se espera o controle constante das instalações, assim com o conjunto de trabalho de reparo e revisões necessárias para garantir o funcionamento regular e o bom estado de conservação das instalações. A função da manutenção em um processo e produção tem como finalidade permitir a confiabilideade de capacidade a uma planta industrial

Manutenção Preventiva

Manutenção preventiva é uma manutenção planejada que previne a ocorrência corretiva. Os programas mais constantes da manutenção preventiva são: reparos, lubrificação, ajustes, recondicionamentos de máquinas para toda a planta industrial. O denominador comum para todos estes programas de manutenção preventiva é a verificação periódica do funcionamento dos equipamentos, antecipando eventuais problemas que possam causar gastos maiores como a manutenção corretiva.

Manutenção Corretiva



A manutenção corretiva é o tipo de manutenção mais antiga e mais utilizada,sendo empregada em qualquer empresa que possua itens físicos, qualquer que seja o nível de planejamento de manutenção.

Segundo a Norma NBR 5462 (1994), manutenção corretiva é “a manutenção efetuada após a ocorrência de uma pane, destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida”. Em suma: é toda manutenção com a intenção de corrigir falhas em equipamentos, componentes, módulos ou sistemas, visando restabelecer sua função.
Este tipo de manutenção, normalmente implica em custos altos, pois a falha inesperada pode acarretar perdas de produção e queda de qualidade do produto.
As paralisações são quase sempre mais demoradas e a insegurança exige estoques elevados de peças de reposição, com acréscimos nos custos de manutenção
.

 

bottom of page